.

sábado, 10 de abril de 2010

"Práticas de cuidado na primeira infancia: A experiência Pikler Lóczy " em São Paulo






" Práticas de cuidado na primeira infancia: A experiência Pikler-Lóczy"

A experiência de Lóczy agrega várias temáticas convergentes para a experiência da primeira infância e entrelaça temas referentes a psicologia, pedagogia e psicomotricidade. A prática criada no Instituto Lóczy em Budapeste, na Hungria, privilegia alguns temas fundamentais para o trabalho com crianças e bebês: autonomia, profissionalização dos cuidados, participação da criança no cuidado com o seu corpo são alguns dos tópicos que podem ser discutidos a partir dos vídeos do Instituto Pikler-Lóczy.
Isso nos anima a pensar a reinvenção da própria instituição (creche, escola, abrigo, etc.) que tem sob sua responsabilidade o cuidado com bebês e criança pequenas. E desafia-nos a pensar, também, na intervenção doméstica – privada – que, em muitas situações, segue entendendo as crianças pequenininhas como seres inertes, meros objetos de higienização e alimentação que “mais tarde despertarão”. 


Data: 03/05/2010
Horário: 18h45 às 21h45
Local: Rua Bartira, 580- São Paulo
Tel.: (011) 3864- 8201
Investimento: R$ 30,00
Vagas Limitadas

Rita Góes Bezerra de Moraes (CRP 05/32440) é formada em Psicologia pela PUC-Rio. Em 2007 concluiu em Paris um “Master Recherche” em Desenvolvimento da Criança (Universidade Paris 13) e um curso de extensão em Psiquiatria Infantil (Universidade Paris V). Desde de 2007 coordena um grupo de estudos em torno das “Práticas de cuidado da primeira infância: a experiência  Pikler-Lóczy”. Atualmente é mestranda do Programa de Saúde Coletiva, no Instituto de Medicina Social da UERJ. Trabalha igualmente na ONG Casa da Árvore e coordena um curso para babás.

Nenhum comentário: