.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Live Fast? me dá um tempo...



Compreendo que a sociedade contemporânea pregue a ideia de velocidade e urgência, de que Time is money. O capitalismo voraz, a globalização, a internet, o celular e as redes de relacionamentos fazem com que as informações e as trocas de ideias sejam constantes e permanentes. Ninguem tem mais tempo para nada, o dia deveria ter 35 horas ao invés de 24.

No entanto a sensação é de nadar contra a maré quando vemos essa publicidade para roupas, estampada pelas ruas do Rio de Janeiro e do mundo. A imagem é simplesmente inadequada e desajustada, pelo fato de haver um bebê refém desse mundo acelerado. Pesquisas e estudos acerca do desenvolvimento da primeira infância ( principalmente a prática Pikler-Lóczy) apontam que os primeiros meses de vida do bebê sao fundamentais para a constituiçao do psiquismo e seu amadurecimento saudável.

A gravidez exige que a mae desacelere fisica e emocionalmente para receber seu filho. Após o nascimento é preciso ajustar-se a seu ritmo. É importante que a mae e o ambiente possam ser parceiros desse bebê, e assim dê tempo a ele. Afinal de contas no próximos anos de vida um tsunami capitalista vai invadir a vida dessa criança exigindo que ela se destaque, seja competitiva,individualista e derrube o outro para se dar melhor…

Cabe aos pais mostrar uma outra forma de ser e estar no mundo.
Vamos dar tempo ao tempo do bebê e proporcionar um tempo qualidade.

Nenhum comentário: